Prefeitura de Pirambu discute acordo de cooperação técnica com a UFS

Preocupada com o possível impacto socioambiental que poderá ser causado tanto ao setor turístico e pesqueiro não só do município de Pirambu, mas de toda a região costeira, a Prefeitura de Pirambu, acompanhada pelo Secretário de Turismo e Cultura de Itaporanga D’ Ajuda, estiveram presentes na tarde de hoje, 02, na Universidade Federal de Sergipe, para discutir com o Reitor, Valter Santana, um acordo de cooperação técnica, afim de que a UFS analise um estudo de perfuração na Bacia Sergipe-Alagoas por parte da empresa Exxon Mobil, tendo como base o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), divulgado pelo Ibama.

“O papel da UFS, sendo a única universidade pública do nosso estado, é dar um conforto e outras possibilidades para a comunidade. Retribuir e trabalhar em prol do desenvolvimento da sociedade”, afirmou o reitor. O professor Genésio Ribeiro, membro da Coordenação de Gestão Ambiental da UFS sinalizou que “Dentro das competências nossas, vamos ver quem teria condições de avaliar ponto a ponto dos documentos. A gente tem sim competência interna e poderíamos formar um grupo de trabalho para dar um retorno legal”, explica.

Estiveram na reunião, a secretária de Turismo e Comunicação, Jéssica Feitoza, representando também a Instância de Governança do Turismo, Polo Costa dos Coqueirais, o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Muniz, a assessora da secretaria de Pesca, Juliete Alves, e o secretário de Turismo e Cultura de Itaporanga D ’Ajuda, Palmiro Oliveira, também representando o polo.