dezembro 2017
« nov

PSE desenvolve ações de saúde bucal em Pirambu

HomeNotasPSE desenvolve ações de saúde bucal em Pirambu

PSE desenvolve ações de saúde bucal em Pirambu

A Prefeitura Municipal de Pirambu, através da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo o PSE “Programa Saúde nas Escolas”, onde estão sendo realizadas ações de saúde bucal em todas as unidades escolares da cidade.

Segundo o dentista Sidcley Bruno, o objetivo dessas ações é a prevenção, ensinando como realizar a escovação correta, pois somente com esse hábito se retira a placa bacteriana dos dentes, evitando a permanência de bactérias e o aparecimento da lesão cariosa. Evidenciando também a importância de utilizar uma escova adequada e realizar a troca sempre que necessário.
O dentista Dênio José realiza com os alunos uma demonstração de como escovar corretamente, simulando o que ocorre na boca dos pacientes quando há a deficiência da escovação e orientando a área onde deve ser dada uma atenção maior, além do cuidado com a alimentação que também interfere no aparecimento de bactérias.
A assistente social do NASF, Karina Canesqui , também coordenadora do PSE, acrescenta que a união dessas duas áreas da saúde resulta num trabalho positivo, pois a equipe do NASF auxilia também o PSE, como por exemplo, a nutricionista que orienta a alimentação dos alunos e também as orientações da fonoaudióloga.
Para os dentistas, essa aproximação entre eles e os alunos, resulta na perda do medo que muitos sentem de ir até o consultório e com a ida deles até a escola para realizar a prevenção, diminui consideravelmente o atendimento na unidade de saúde, além de fazer o rastreio de alunos que tenham necessidade de realização de tratamento clínico no consultório odontológico, realizando o agendamento.