Agenda

Maio 2018
D S T Q Q S S
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Buscar por...

Pirambu: Com um olhar no futuro

HomePainel1Pirambu: Com um olhar no futuro

Pirambu: Com um olhar no futuro

Distante 35 quilômetros da capital sergipana, o Município de Pirambu é destaque na Revista Sergipe Tradetour edição 2017/2018, que traz os principais pontos turísticos em todo o Estado de Sergipe.

A revista que é o principal guia de turismo do Estado é distribuída em hotéis, pousadas, restaurantes, enfocando a nossa riqueza, a cultura, o folclore, o artesanato e suas belezas naturais de vários municípios.

O município de Pirambu foi contemplado com quatro páginas coloridas destacando vários pontos turísticos, a exemplo de cacheira, rios, lagoas, praias, dunas, coqueirais, mangues, artesanato e sua culinária, e o seu tradicional carnaval.

Um dos pontos destacado pela Revista é o povoado Lagoa Redonda, distante cerca de 19 quilômetros da sede do município. Cercado por dunas que derramam suas areias no riacho da lagoa, o local é tratado pelos especialistas como um verdadeiro oásis.
Do alto das dunas os visitantes podem se deleitar com duas belas vistas, uma para o mar e outra para o manguezal. A visita a Lagoa Redonda também pode proporcionar descer as dunas de sandboard ou de skibunda – descer sentado sobre uma prancha de madeira -.

Outra destaque apontado pela Revista é a Lagoa do Sangradouro, a maior de Sergipe e fica distante 22 quilômetros da sede do município. Próximo a lagoa está o Morro da Lucrécia, que segundo os nativos, há muitos anos, uma menina chamada Lucrécia foi engolida pelas dunas e quem vai ao local sozinho costuma ouvir os seus chamados. A subida do morro tem cerca de 25m de altura e do topo a vista chega a ser surpreendente. Avista-se uma imensa cratera preenchida com uma porção de água – Lagoa Azul –, em meio ao deserto. A temperatura da lagoa é amena, o que propícia um banho bem relaxante.

A revista destaca como parada obrigatória no tour pela costa dos manguezais a Cachoeira do Roncador, localizada no povoado de Santa Isabel, pertinho de Pirambu, ficando apenas há 15km de distância. Em meio às dunas e a 1km das águas salgadas e quentes das praias de Pirambu, ir até a cachoeira é uma aventura.

Você pode chegar lá de buggy e a pé, por uma trilha de 30 minutos entre mata e areia. Tanto esforço vale a pena para assistir ao espetáculo da cachoeira de 5 metros de altura.

O prefeito do Município, Élio Martins, não tem medido esforços para dotar a cidade de toda uma infraestrutura para que possa receber bem quem nos visita, prova disso são os investimentos que tem sido feito ao longos dos últimos anos, com nova iluminação em led, bancos em madeira, passarelas que dá acesso à praia, construção de mirantes oferecendo segurança aos banhistas, aquisição de 02 jet ski que monitora toda a faixa do Rio Japaratuba, construção do calçadão no bairro Pirambuzinho, reformas e construção de praças, ou seja, transformando o município de Pirambu em um polo do turismo sustentável.

Todos os anos Pirambu promove o melhor carnaval de Sergipe recebendo cerca de 100 mil visitantes durante os quatro dias de festa.

No período momesco a cidade de Pirambu duplica sua população, por ser famosa em fazer um carnaval popular, que atrai visitantes de todos os cantos do país. Há shows de bandas de marchinhas e tradicionais cortejos com trios elétricos embalados pelo som do axé music. O palco central é montado na praça de eventos da cidade e todas as noites há shows com artistas regionais e nacionais.

Encontro de Cultura e Arte de Pirambu realizado pelo Projeto Tamar em datas flutuantes, mas geralmente no segundo semestre. O evento une grupos folclóricos, artesanato, seminários, exposições, cursos e debates sempre com temas sugestivos relacionados ao meio ambiente.

Gastronomia
Pirambu é um forte entreposto de pesca de Sergipe e não poderia ser diferente uma vez que sua base gastronômica são os frutos do mar. O peixe escabeche, o quebrado de caranguejo e o camarão pistola ao alho e óleo são encontrados em todos os restaurantes e bares da cidade. Sua gastronomia é tão marcante na cidade que já se promoveu o Festival do Camarão, resultado da união entre bares, restaurante e pousadas do município. É uma realização da iniciativa privada e que levou a cidade a ser conhecida como a Capital do Camarão.

Projeto Tamar – Vale a pena conferir à sede mãe do Projeto Tamar e um dos principais centros de estudos de tartaruga marinha do país. Em Sergipe são quatro bases que são responsáveis por soltar ao mar mais de 100 mil filhotes de tartaruga por temporada. O projeto Tamar, monitora em Sergipe 119 km de praias.

Secom/Pirambu

Com informações da Revista Sergipe Tradetour

Tamanho da fonte
Contraste