novembro 2017
« out

HomePainel3OUTUBRO ROSA: PREFEITURA DE PIRAMBU REALIZA EVENTO DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE DA MULHER

A Prefeitura Municipal de Pirambu, através da Secretaria de Saúde – Projeto Acolher, realizou na manhã desta quinta, dia 26, o evento em alusão ao Outubro Rosa na Clínica de Saúde da Família, onde teve como foco principal realizar ações de promoção, prevenção e conscientização de combate ao câncer.
No evento foram disponibilizados às mulheres: testes rápidos, exames de lâmina, aferição de pressão e glicemia, além de práticas integrativas como corte e escova, manicure e pedicure, massagens, auriculoterapia e reiki, peeling de diamante, ventosaterapia e toque terapêutico.
Foi realizada também ginástica laboral com o educador físico, Marcelo Murilo, além de palestras com a enfermeira Patrícia Estevão, sobre o câncer do colo do útero, seus fatores de risco, prevenção e como detectar e a Dra. Erijan, oncologista, que realizou a palestra sobre o câncer de mama.
Pirambu criou em julho deste ano, o Projeto Acolher, que atende cerca de 20 pacientes dialíticos e oncológicos e nasceu da iniciativa da primeira-dama Patrícia Moura. O projeto é o único desse gênero no Estado e tem como finalidade garantir a assistência complementar, multidisciplinar e humanizada para a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida dos pacientes.
“Esse projeto nasceu de uma experiência minha com a ajuda dos técnicos e estamos aprendendo muito com os pacientes.”, disse Patrícia Moura. Além do atendimento fora do domicílio, o projeto oferece também psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social, educador físico, fisioterapeuta e ainda possuem um carro exclusivo para deslocamento dos pacientes. Segundo a primeira-dama, o diagnóstico precoce do câncer é fundamental, “Esse é um dia para que todas nós nos lembremos dessa luta diária contra o câncer e não tenhamos medo de ir ao médico, fazer exames e se tocar”, completa Patrícia.
O secretário de Saúde, Ivamilton Nascimento, agradeceu ao prefeito Elinho e à primeira-dama pela atenção especial que eles dão à saúde de Pirambu, “Todas nossas ações são um sucesso graças ao olhar humanizado de Elinho e de Patrícia que sempre fizeram questão em investir na saúde preventiva em nosso município”, disse o secretário.
Estiveram presentes no evento, o prefeito Élio Martins, a primeira-dama Patrícia Moura, o vice-prefeito Guilherme Melo, o ex-conselheiro do tribunal de contas Reinaldo Moura, o presidente da Câmara Ivan Biriba, os vereadores Toinho, Cida e Tati, além dos secretários municipais.