Maio 2018
« abr
Buscar por...

Capacitação da PNAB se estende até amanhã

HomeNotíciasCapacitação da PNAB se estende até amanhã

Capacitação da PNAB se estende até amanhã

Por entender que a Atenção Básica é a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde, a Prefeitura Municipal de Pirambu através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta, 03, o primeiro dia do II Encontro de Capacitação da PNAB (Política Nacional de Atenção Básica).

O encontro acontece no Salão Paroquial, tendo como tema principal “A Atenção Básica e os Desafios da Nova PNAB”, com o objetivo de dialogar sobre a importância das ações desenvolvidas no município e a resolutividade desejada, tendo como público alvo os profissionais da atenção básica de nosso município.

Segundo o vice-prefeito Guilherme Melo o evento está sendo realizado com o interesse maior de sempre fazer uma saúde mais participativa e igualitária para todos, capacitando e qualificando os profissionais da Atenção Básica, para termos cada vez mais uma saúde de qualidade.

O secretário Municipal de Saúde, Ivamilton Nascimento, agradeceu ao prefeito Élio Martins pelo incentivo e cuidado com a saúde, “nós acreditamos na capacitação de nossos profissionais para prestarem o melhor serviço de saúde para a população, principalmente na Atenção Básica que é a porta de entrada para outros setores da saúde.”, disse o secretário.

No primeiro dia do Encontro foi realizada Palestra sobre “O olhar sobre a saúde; atenção primária em debate”, onde foi realizada prática interativa com o técnico Glaudenilson José da Silva. Ana Paula Mendonça, da Secretaria do Estado da Saúde, palestrou sobre “A atenção básica e os desafios da nova PNAB” e Maria do Socorro Xavier, coordenadora da Rede de Atenção Básica da SES/SE, irá realizar a palestra no período da tarde sobre “A importância da atenção primária na rede de atenção”.

Segundo Ana Paula, já que todos processos se iniciam pela porta de entrada que é a Atenção Básica, o mais correto a se fazer é iniciar a capacitação por eles, que trabalham mais próximo. “Essa já é a segunda ação aqui em Pirambu, o que reforça a importância que o município dá para a saúde e suas estratégias, sendo essencial para os profissionais e a equipe de gestão com essa nova política tratada no encontro”, disse a palestrante.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Guilherme Melo, dos secretários Municipais de Saúde, Ivamilton Nascimento e de Cultura, Thiagony Hellén, dos vereadores Ivan Biriba, presidente da Câmara de Vereadores, Maria Aparecida de Andrade e Gilvânia Rocha Cruz, além da presença de representantes estadual do SUS.
O evento se estende durante todo o dia de hoje, e continuado nesta sexta, dia 4, à partir das 8 horas.